Aquele cabelo lindo, brilhoso e macio muitas vezes parece distante da realidade, mas não deveria ser. Uma hidratação capilar bem feita com produtos de qualidade é a saída para os problemas com cabelos ressecados, sem vida e sem contar os benefícios que esse cuidado traz para a autoestima.
A hidratação capilar é um dos cuidados essenciais para com seu cabelo, pois proporciona uma melhora significativa na saúde dos fios e na estética capilar. No entanto, devido aos compromissos diários que temos, deixamos de realizar esse importante cuidado que pode ser feito na sua própria casa com os produtos certos.
O que é hidratação capilar?
A hidratação capilar é um processo estético responsável por devolver a água e os nutrientes do cabelo que são gastos por diversos fatores: radiação solar, uso do secador, chapinhas e a química dos produtos utilizados no cabelo, como a tinturaria. O procedimento é feito por meio de uma máscara de hidratação colocada no cabelo.
A umidade dos fios do cabelo é fundamental para deixá-los mais resistentes, flexíveis e com vida. A reposição da umidade capilar deve ser feita pelo menos uma vez por mês para que o cabelo não fique ressecado, sem brilho, com ponta e quebradiços.
Para que serve e quais os benefícios da hidratação capilar?
A hidratação capilar devolve os nutrientes e a umidade para que os fios fiquem firmes, macios e bonitos que são perdidos diariamente seja por agentes externos (radiação solar e poluição) ou causada por nós mesmo (chapinha, secador, alisamentos, progressivas e tintura).
Conheça os principais benefícios da hidratação capilar:
- Evita as pontas duplas;
- Previne o ressecamento;
- Reduz o frizz;
- Aumenta a plasticidade e flexibilidade do cabelo, impedindo que os fios quebrem facilmente;
- Fortalece os fios e ajuda no crescimento do cabelo;
- Revigora o cabelo (ideal para quem fez tintura);
- Auxilia na saúde dos fios, gerando brilho natural;
- Deixa o cabelo suave e sedoso;
Quais são os tipos de hidratação?
Um salão que tenha interesse de ampliar e chamar mais clientes para seu estabelecimento deve dispor de uma variedade de procedimentos de hidratação capilar.
Veja abaixo as principais:
Hidratação profunda: tem todos os ingredientes fundamentais em grande concentração para proporcionar um desfecho mais eficaz. Essa hidratação capilar é aconselhada para quem está com os cabelos bastante danificados e secos.
Seu objetivo é repor a água dos fios e deixar o cabelo flexível, lindo e saudável. Dependendo da necessidade do cabelo, os compostos podem focar em reconstruir, nutrir ou maximizar a hidratação.
Hidratação fotônica: procedimento moderno que consiste em lançar uma luz de fótons azulada que fará a água e a queratina atinjam profundamente o córtex capilar. O tratamento por fótons é indicado para qualquer cabelo, em especial para cabelos drasticamente danificados.
O método vai impulsionar a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalecendo o crescimento dos fios que ficam mais brilhantes, macios e menos oleosos.
Hidratação com queratina: uma das mais conhecidas feitas no salão. O cabelo é composto aproximadamente por 90% de queratina, logo quando essa proteína começa a se desgastar é preciso um reparo. O tratamento com queratina repõe a umidade dos fios, deixando o cabelo brilhoso e macio.
Indicado para quem sofre com pontas duplas, cabelo seco e quebradiços. Quem costuma fazer procedimentos químicos com frequência, deve usar essa hidratação capilar, mas quem estiver com o cabelo saudável não precisa, pois o excesso de queratina pode prejudicar o cabelo.
Hidratação com óleos: outro tipo de hidratação conhecida, é uma excelente escolha para quem sofre com o ressecamento pesado dos fios. Existem diversos óleos indicados para hidratação, logo é fundamental saber o mais indicado para o seu cabelo.
Os mais conhecidos óleos para hidratação capilar são o óleo de coco, responsável por nutrir profundamente o cabelo, devido às vitaminas em sua composição importantíssima para o cabelo. Já o argan tem a função de hidratar e nutrir as madeixas, além de cicatrizar o couro cabeludo, evitando coceiras.
No mercado você ainda encontra os óleos de abacate, ojon, macadâmia, rícino, linhaça, amêndoas, semente de uva, alecrim, jojoba e entre outros. A dica é saber o melhor para seu cabelo.
Hidratação com silicone: efeito protetivo para os fios de cabelo, produzindo uma película que neutraliza frizz e protege contra os efeitos negativos da chapinha, dos raios solares e outros danos externos.
Para um melhor desempenho, combine com a hidratação profunda, pois o silicone irá proteger o cabelo do calor e selar todo procedimento capilar.
Passo a passo: Como fazer uma hidratação boa no cabelo?
Quando seu cabelo está muito seco, sem brilho e ressecado, é hora de fazer uma hidratação capilar. Na sua própria casa é possível fazer uma hidratação, basta seguir as dicas abaixo e usar produtos de qualidade como os da Vizeme.
1.ª dica: após lavar seu cabelo com shampoo, use o creme no cabelo, focando nas pontas duplas.
2.ª dica: use uma máscara de hidratação capilar com componentes específicos como: pantenol ou aloe vera. Caso não tenha, pode ser uma ampola onde você vai massagear suavemente seu cabelo.
3.ª dica: caso saiba, faça um coque ou peça ajuda, prenda com a presilha e espere o pelo tempo certo. Não esqueça de cobrir a cabeça com uma touca térmica de alumínio para que o produto penetre melhor nos fios.
4.ª dica: finalizando, enxágue bem o cabelo até sair todo o produto. Sua hidratação capilar será um sucesso!
O que usar para hidratação capilar
Alguns itens são essenciais para uma boa hidratação capilar ter êxito e deixar suas madeixas lindas e macias novamente.
Confira:
Shampoo Seven Oils: A raiz capilar é mais oleosa do que os fios. Deste modo, é importante um shampoo de qualidade que limpe bem o couro cabeludo. Procure um produto de textura leve e sem sulfato e parabenos.
Condicionador Seven Oils: Responsável por selar a cutículas dos fios do cabelo, fortalecendo a ação da máscara hidratante por mais tempo. O condicionador também é componente que auxilia no brilho do cabelo, ainda mais se ele for retirado com água fria.
Máscara de hidratação Seven Oils: Por ter mais ativos concentrados, o produto age por mais tempo, mesmo depois que o cabelo é lavado. Procure a máscara certa para seu cabelo.
Como saber se o creme é de hidratação, nutrição ou reconstrução?
Primeiramente é preciso saber a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, após esse detalhe importante, você será capaz de saber o que seu cabelo precisa.
Hidratação capilar: sua função é repor a umidade dos fios do cabelo.
Nutrição capilar: responsável por devolver os lipídios e óleo aos fios de cabelo.
Reconstrução capilar: fortalece o cabelo, repõe proteínas e massas aos fios de cabelo.
Agora que ficou claro as especificidades de cada termo, fique atento e compre o produto que de fato vai te trazer o resultado desejado. Na hora de comprar um creme e ele promete repor a água dos fios de cabelos, logo é um creme hidratante, mas se na embalagem estiver restituir os lipídios e óleo, é um creme para nutrição e se estiver escrito repor proteínas, e fortalecimento capilar, sem dúvidas que o produto de reconstrução.
Leia também Hidratação para cabelos cacheados: como fazer?
Diferenciais Vizeme
Aqui na Vizeme, além de não realizarmos testes com nossos produtos em animais (somos contrários a esta prática), 100% da nossa linha de produtos é livre de sal e parabenos, priorizando sempre a utilização de produtos naturais.
Outra cultura que prezamos internamente, é utilizar em nossas campanhas publicitárias apenas modelos que efetivamente realizem a utilização do produto, mas, principalmente, que tenham apreciado os efeitos positivos após a utilização.
Pessoas reais, opiniões sinceras. É o que buscamos.
Vizeme é aprovada por cabeleireiros e consumidores exigentes.