Não tem nada que consiga deixar homens e mulheres tão encanados quanto a queda acentuada dos cabelos. Quando os fios se acumulam nas escovas, durante o banho e no travesseiro, a primeira providência é buscar o melhor shampoo antiqueda, mas como saber qual é o melhor?
Sabemos que a queda de cabelo é um assunto preocupante, por isso preparamos um material bem completo, para tirar as suas dúvidas e ajudar a escolher o melhor shampoo antiqueda. Afinal, a variedade e especificidade dos produtos em situações atípicas como essa podem nos confundir.
Como o shampoo antiqueda age sobre o cabelo?
O melhor shampoo antiqueda vai agir em alguma dessas frentes: Alguns shampoos antiqueda podem ajudar a repor nutrientes, equilibrar o ambiente do couro cabeludo, tonificar o folículo ou agir diretamente sobre o fio, repondo a massa perdida, formada principalmente por proteínas.
Outras propriedades de um bom shampoo antiqueda inclui ativar a microcirculação na região, que ajuda a incrementar a nutrição dada aos fios. O ciclo capilar depende basicamente do equilíbrio hormonal, da vitalidade do sistema vascular e do metabolismo celular.
Proteínas, vitaminas e aminoácidos são os nutrientes mais importantes para a saúde do cabelo e da pele. A dieta influencia muito na disponibilidade de nutrientes para os processos fisiológicos, mas os shampoos antiqueda também vão ajudar, levando esses nutrientes diretamente aos fios.
Os aminoácidos mais comuns nos shampoos antiqueda são a arginina, a cisteína e a metionina, que aumentam o nível de óxido nítrico, melhorando a circulação e estimulando a produção de novos folículos pilosos.
Algumas loções também vão revitalizar o couro cabeludo através do aumento da irrigação sanguínea, o que aumenta o aporte de nutrientes aos fios, fortalecendo-os.
Outros shampoos antiqueda vão trabalhar para manter o equilíbrio da microbiota do couro cabeludo, o que também influencia na saúde do cabelo. Isso é feito regulando a secreção da oleosidade e modulando as respostas fisiológicas a fim de evitar a proliferação de fungos, o que está associado à incidência de caspa e outros distúrbios.
O que o melhor shampoo antiqueda deve ter?
O melhor shampoo antiqueda não deve atuar somente sobre o fio, mas sobre a pele, que é onde fica a matriz do fio. Dessa forma, o shampoo antiqueda deve ser um produto cosmético e dermatológico.
Extratos vegetais com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes vão favorecer a saúde do cabelo. A cafeína, o jaborandi e o alecrim são plantas cujo extrato apresenta ação antioxidante, e, por esta razão, vêm ganhando espaço na composição dos melhores shampoos antiqueda.
Além de estimular a circulação sanguínea, estes compostos promovem a regeneração celular e a revitalizam o couro cabeludo, podendo, inclusive, aumentar a espessura natural dos fios.
Shampoos antiqueda fortificantes, que estimulam o bulbo capilar, podem ajudar na renovação das madeixas após um período de queda acentuada. As vitaminas do complexo B estão associadas aos processos de produção de queratina, uma das matérias primas do cabelo. Esse complexo vitamínico também reforça os fios e estimula a multiplicação celular.
O melhor shampoo antiqueda deve associar propriedades estimulantes e compostos que aumentam o volume, ajudando a disfarçar a ausência de fios em áreas específicas. Esses shampoos antiqueda costumam ter a textura cremosa.
Outros shampoos antiqueda com extratos vegetais, são recomendados para quem prefere shampoos mais leves e transparentes. Estes shampoos antiqueda, além de dar força ao fio e revitalizar o couro cabeludo, limpam profundamente, removendo todo o excesso de oleosidade. A pilocarpina, encontrada no jaborandi, por exemplo, é um exemplo desse tipo de extrato.
Tônicos elaborados em laboratório a partir de compostos, fito nutrientes, como a Auxina Tricógena, melhoram o trofismo da raiz, estimulando o crescimento. O mecanismo de ação desses compostos se fundamenta no estímulo das trocas metabólicas e respiratórias da raiz capilar, bem como a circulação na fase anagênica, que é a fase de crescimento do cabelo.
A massagem do couro cabeludo também estimula a circulação. Quando for usar o melhor shampoo antiqueda para você, lembre-se de estimular bem com os dedos toda a região.
É normal passar a mão no cabelo e cair fios?
Como dissemos, é normal que alguns fios de cabelo caiam durante o dia. Mas se uma grande quantidade de fios se descola do couro cabeludo toda vez em que você passa as mãos pelos cabelos, esse pode ser um sinal de alerta.
Você também pode perceber que a queda está acentuada se começa a observar muitos fios pelo chão, ou sobre os móveis onde você se senta ou trabalha. A sensação constante de fios caindo sobre os braços também podem indicar um problema.
Porque o cabelo cai?
A troca periódica de fios é um processo natural de renovação que ocorre em todos os mamíferos, os animais que apresentam pelagem. Como tudo na natureza, esse é um processo cíclico. As mudas, como são chamadas, costumam acontecer um pouco antes da chegada do verão.
No caso dos seres humanos, tanto homens quanto mulheres podem perder em média de 80 a 140 fios de cabelo diariamente, sem que isso seja motivo de preocupação. No entanto, quando esse processo se dá de forma muito acentuada, formando falhas ou diminuindo muito drasticamente o volume de cabelo no couro cabeludo é sinal de que está havendo algum desequilíbrio.
Quando o cabelo cai muito é sinal de que?
Se considerarmos o período atual, muitas das queixas de queda de cabelo podem estar associadas à infecção pela Covid-19. Estima-se que aproximadamente 25% das pessoas que contraíram o vírus podem desenvolver esse quadro aproximadamente 6 mês após a doença.
Nesse caso, a queda ocorre porque o corpo precisou “economizar’ energia para lutar contra o vírus, deixando de lado as atividades secundárias e direcionando os nutrientes para o fortalecimento do sistema imune.
Desequilíbrios hormonais, déficit nutricional e estresse também estão entre as possíveis causas para a perda dos fios. É difícil, mas quando perceber que seus cabelos estão caindo muito, não se desespere, isso pode piorar ainda mais o quadro.
Condições associadas à fungos, que podem contaminar o couro cabeludo e ‘entupir’ o folículo piloso, que é onde está guardada o gérmen, ou ‘semente’ do cabelo, também é uma causa provável para a queda de cabelo.
Uma queda regular, mas de baixa intensidade, pode indicar uma condição mais leve, como cabelos quebradiços ou com baixa hidratação, ou ainda danificados por processos químicos, ou térmicos.
Por que o cabelo cai na hora de lavar?
Muitas vezes, é na hora do banho que a queda de cabelo fica mais evidente. Afinal, ao passar o shampoo e desembaraçar, os fios mais frágeis se soltam em nossas mãos e quando estamos passando por um processo de queda de cabelo esse momento pode ser bem assustador.
No entanto, é importante manter o hábito de lavar os cabelos, investindo em um bom shampoo antiqueda, que vai ser a melhor proteção. No caso da infecção por Covid, a queda pode durar de algumas semanas até dois meses.
Caso o problema persista, é importante consultar um dermatologista ou tricologista para investigar se há alguma outra questão de saúde mais séria que pode ter na queda de cabelo um de seus sintomas.
Como acabar com a queda de cabelo pela raiz?
Problemas no desequilíbrio da pele do couro cabeludo podem causar queda de cabelo. Para acabar com a queda de cabelo pela raiz, o melhor shampoo antiqueda vai apresentar propriedades adstringentes, tônicas e anti-inflamatórias, evitando a caspa, a seborreia e a proliferação de fungos que podem comprometer a saúde dos cabelos e levar à queda.
Qual a forma correta de utilizar o shampoo antiqueda?
Quando for utilizar um shampoo antiqueda, procure utilizar uma água morna, quase fria, para diminuir a proliferação de fungos e bactérias. Para cabelos médios, na altura do ombro, a quantidade de referência é uma colher de sopa de shampoo por lavagem.
No banho, com os cabelos molhados, coloque o shampoo sobre as mãos e leve ao couro cabeludo, massageando com vigor, fazendo movimentos circulares.
Não tenha medo de descolar ainda mais os fios, se eles estão caindo, é porque já alcançaram o final do ciclo, e agora é importante investir na saúde dos novos fios. A massagem proporcionada durante a lavagem vai ativar a circulação, aumentando o aporte de nutrientes para os bulbos que estão produzindo os novos fios.
Enxágue bem os cabelos e seque com a ajuda de uma toalha. Evite usar secadores e chapinhas por enquanto e evite também lavagens muito frequentes. Quem tem os cabelos secos pode lavar os cabelos duas vezes por semana, e quem tem cabelo oleoso deve lavar no máximo 4 vezes por semana. A umidade constante também prejudica e compromete a saúde do couro cabeludo.
Qual é o melhor shampoo antiqueda para cabelo?
O Shampoo Antiqueda Vizeme é recomendado para todos os tipos de cabelo. Ele é o melhor shampoo antiqueda porque leva em consideração vários destes princípios, utilizando como princípios ativos o Extrato de Jaborandi, e os sistemas patenteados Luna Matrix® e Capilmax®.
O ingrediente ativo do jaborandi é a pilocarpina, substância que fortalece os cabelos, evitando a queda, estimulando o crescimento dos fios e recuperando a textura capilar. Ele combate a caspa, é emoliente e hidratante.
O sistema Luna Matrix® trabalha na reposição da massa capilar, repondo as proteínas que compõem o fio e promovendo uma hidratação profunda. Um cabelo bem hidratado apresenta maior maleabilidade, portanto, quebra menos.
A membrana intracelular do fio também é reforçada pelos ingredientes lipídicos deste composto, utilizado nos melhores shampoos antiqueda.
Outro ingrediente ativo do shampoo antiqueda Vizeme é o Capilmax®, que contém aminoácidos, proteínas, vitaminas e minerais de origem vegetal, já que utiliza extratos de Alfafa, Lúpulo, Alecrim e Meliotus Officinalis.
Este ativo conta com 11 aminoácidos de origem vegetal que estimulam as ações do bulbo piloso, revitalizando o cabelo a partir da raiz, reforçando as estruturas naturais do fio e estimulando o crescimento, agindo como anti-quebra e anti-queda
O extrato botânico de Alfafa é rico em vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B6, sendo uma planta tradicional e popularmente utilizada no combate à calvície. Além disso, a presença de vitamina A e enzimas mantém a elasticidade e dá brilho aos fios, enquanto suas proteínas repõem a massa capilar e dão estrutura ao cabelo, prevenindo a queda ao mesmo tempo, em que estimula o crescimento.
A vitamina C, que também está presente no extrato de alfafa, é um antioxidante que aumenta a absorção de oxigênio, melhorando a circulação na região do couro cabeludo.
Entre os minerais, a alfafa é rica em ferro, cálcio e zinco. O zinco é reconhecido como auxiliar no crescimento do cabelo. A anemia, ou deficiência de ferro, também é associada à queda de cabelo, já que a baixa quantidade de hemoglobina no sangue prejudica a oferta de oxigênio para o bulbo capilar, quebrando e afinando o fio
O lúpulo, por sua vez, é adstringente, impede a proliferação de fungos e tem ação anti seborreica, purificando e dando vigor ao couro cabeludo.
O alecrim é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e estimular a regeneração das células do folículo piloso. Sua ação anti-inflamatória pode auxiliar no tratamento de algumas dermatites que acometem o couro cabeludo e podem causar a queda de cabelo.O Melilotus Officinalis tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, e adstringente garantindo uma limpeza profunda e regulando a oleosidade.
5 Dicas para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo
1. Se alimente bem
A maioria das proteínas e aminoácidos que compõem os fios de cabelo são sintetizadas pelo próprio organismo, e dependem do aporte de nutrientes fornecidos pela alimentação. Frutas, verduras e folhas são imprescindíveis. Boa alimentação é igual à boa saúde que é igual a cabelo forte, maleável e brilhante.
2. Não descuide da hidratação
A ingestão de água faz parte da dieta. Uma boa fluidez dos nutrientes enriquece o sangue e permite que os nutrientes cheguem a todos os órgãos e tecidos.
3. Evite secadores, chapinhas e elásticos
O calor danifica as cutículas do cabelo, dando aspereza e eventualmente levando à quebra dos fios. Os elásticos são práticos, mas também acabam forçando os fios e aumentando as chances de queda. Prefira a secagem com toalha e prenda o cabelo com lenços ou piranhas.
4. Invista no melhor shampoo antiqueda
A Vizeme está comprometida a entregar produtos de qualidade Premium para você. Nosso shampoo antiqueda é enriquecido com extrato de jaborandi, lúpulo e alecrim, além de contar com a tecnologia do Sistema Luna Matrix®, que hidrata e reconstrói os fios e o composto Capilmax®, que tem efeito antiqueda comprovado.
5. Relaxe!
O cabelo reflete seu estado físico e emocional interior e o estresse pode ser o causador da queda de cabelo. Então, procure fazer coisas que você gosta e reserve um tempo só para você. A saúde agradece e a felicidade vai refletir na pele e no cabelo.
Leia também Óleos para umectação: como usar?.
Diferenciais Vizeme
Aqui na Vizeme, além de não realizarmos testes com nossos produtos em animais (somos contrários a esta prática), 100% da nossa linha de produtos é livre de sal e parabenos, priorizando sempre a utilização de produtos naturais.
Outra cultura que prezamos internamente, é utilizar em nossas campanhas publicitárias apenas modelos que efetivamente realizem a utilização do produto, mas, principalmente, que tenham apreciado os efeitos positivos após a utilização.
Pessoas reais, opiniões sinceras. É o que buscamos.
Vizeme é aprovada por cabeleireiros e consumidores exigentes.